sexta-feira, 16 de maio de 2008

Silêncio.

Fico impressionado com a capacidade de reinvenção do homem. Digo isso pois essa semana tive uma aula ótima de linguiça (linguística). Calmem, eu não estou louco, nesse dia teve apresentação de alguns trabalhos e um dos grupos trouxe uma professora de Libras juntos com seis alunos surdos. Quero destacar dois pontos que me chamaram a atenção.
O primeiro é a superação de barreiras. Eles são surdos, e estavam condenados ao silêncio, mas isso não impediu que eles aprendessem a falar. Apenas trocaram a boca e o ouvido pelas mãos e olhos. E além. Fiquei arrepiado quando descobri que eles adoram música, sim isso mesmo, eles ouvem a música com seus corações. Eles sentem a vibração da música, e alguns são grandes dançarinos.
A segunda coisa que me chamou a atenção foi a própria língua dos sinais. É algo simples, coerente e é uma janela à um mundo novo e fascinante. Fiquei pensando em quem teve essa idéia e se ele teve a real noção da transformação que causou na vida de cada uma dessas pessoas.
Nesses momentos eu penso em quão fascinante é o homem, e que aindahá esperanças.
Bjs Rafa

Ps: Vamos destruir muros e construir pontes? Eu quero muito fazer um curso de língua dos sinais, e você?

3 comentários:

Brício Salim disse...

eu tbm quero fazer um curso de libras! e acho que já será no próximo semestre! minha turma tá organizando isso! o meu tcc tbm vai ser sobre surdos, é um tema que muito me interessa! haja coincidência! rs
^^

Anônimo disse...

Linda postagem Rafa, adoraria fazer, só sei fazer o beabá por sinais, acho bem interessante essa maneira de se comunicar!
Quando aprender me ensina!!!
Beijo

Unknown disse...

guri, tu é professor?